A implementação do Lean Construction tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida que mais empresas percebem os benefícios de aplicar o pensamento enxuto à construção. O conceito é simples: maximizar o valor para o cliente, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício. No entanto, a execução adequada da filosofia de Lean Construction pode ser desafiadora. Para começar, o Lean Construction envolve uma abordagem completamente diferente para a entrega de projetos em comparação aos métodos tradicionais de construção.
A Lean Construction é baseada na manufatura enxuta, popularizada pelo Sistema de Produção da Toyota, desenvolvido por Taiichi Ohno após a Segunda Guerra Mundial. Uma das dificuldades em aplicar o pensamento enxuto à construção é que, ao contrário da manufatura, a construção nem sempre ocorre em um ambiente controlado, o que pode resultar em maiores variações, tornando difícil alcançar fluxos de trabalho previsíveis e confiáveis.
Outro obstáculo para a Lean Construction é a inexistência de um método ou processo definido para alcançar a eficiência. Existem diversas ferramentas, métodos e sistemas desenvolvidos na tentativa de traduzir o pensamento enxuto para a construção.
A redução de custos, a diminuição dos prazos de construção, o aumento da produtividade, e a gestão eficiente de projetos podem ser alcançados por meio da implementação bem-sucedida dos princípios enxutos. Esses princípios devem orientar a descoberta e o desenvolvimento de ferramentas e métodos para atingir os objetivos da Lean Construction, adotando uma abordagem mais holística para a entrega de projetos.
Identificar o Valor do Ponto de Vista do Cliente
O que o cliente valoriza em um projeto de construção geralmente vai além da entrega conforme o planejado. Envolve mais do que apenas a qualidade do trabalho ou a conclusão do projeto dentro do prazo e do orçamento. Isso requer uma abordagem centrada no cliente, que pode ser melhor alcançada construindo um relacionamento sólido com o cliente. No Lean Construction, isso deve incluir todos os envolvidos: proprietário, arquiteto, engenheiros, empreiteiro geral, subcontratados e fornecedores.
A identificação dos valores do cliente deve começar cedo, na fase de planejamento conceitual de um projeto, e deve continuar ao longo da construção. Trata-se de compreender não apenas o que o cliente deseja, mas também por que o deseja, para que a equipe do projeto possa gerenciar as expectativas e aconselhar o cliente da melhor maneira possível. Um nível profundo de confiança deve ser estabelecido entre todos os envolvidos para implementar com sucesso práticas enxutas.
Identificar Processos que Entregam o Fluxo de Valor
O fluxo de valor é simplesmente aquilo que o cliente valoriza. Uma vez identificado o valor do ponto de vista do cliente, é hora de identificar os processos necessários para entregar o fluxo de valor. Todos os passos do processo devem ser cuidadosamente mapeados para determinar as atividades envolvidas, levando em consideração mão de obra, informações, materiais e equipamentos necessários para cada atividade. Qualquer passo no processo que não agregue valor para o cliente deve ser eliminado.
Eliminar Desperdícios
O Lean Construction é alcançado ao os oito principais tipos de desperdícios na construção:
Defeitos: Qualquer coisa que não seja feita corretamente na primeira vez, resultando em retrabalho, desperdiçando tempo e materiais.
Superprodução: Quando uma tarefa é concluída mais rápido do que o programado ou antes que a próxima tarefa esteja pronta para começar.
Espera: Tempo desperdiçado em que os trabalhadores aguardam a entrega de materiais ou a conclusão do trabalho anterior, interrompendo o fluxo de trabalho.
Não Utilização de Talento: Alocar recursos de maneira inadequada, não aproveitando totalmente as habilidades e conhecimentos de cada membro da equipe.
Transporte: Movimentação desnecessária de equipamentos, materiais e trabalhadores para o local de trabalho antes de serem necessários.
Inventário: Na Lean Construction, o objetivo é mover-se em direção a um estoque “just in time” em vez de “just in case”.
Movimento: Qualquer movimento desnecessário que possa ser eliminado, como fazer várias viagens pelo canteiro de obras para obter mais ferramentas ou materiais.
Excesso de Processamento: Gerado quando há muitas instâncias de outros desperdícios, como defeitos ou inventário. Verificações adicionais ou processos extras para tentar eliminar outras áreas de desperdício levarão involuntariamente a mais desperdício por excesso de processamento.
Alcançar o Fluxo dos Processos de Trabalho
O objetivo do Lean Construction é alcançar um fluxo contínuo de trabalho que seja confiável e previsível. Cada estágio da produção é realizado em sequência. Por exemplo, não se começaria a instalar drywall em um quarto até que toda a parte elétrica e hidráulica estivesse pronta. Para alcançar o fluxo, todas as partes devem comunicar-se e trabalhar juntas para evitar interrupções.
Deve-se evitar que os trabalhadores esperem pelo trabalho ou vice-versa. Dividir um projeto em zonas de produção separadas pode ajudar os empreiteiros a garantir que tenham a capacidade de concluir cada tarefa conforme o cronograma. Se uma etapa da produção ficar para trás ou à frente do cronograma, é importante comunicar-se e fazer ajustes para evitar a situação em que os trabalhadores ficam esperando pelo trabalho.
Usar o Planejamento e Agendamento Puxados
Ao usar o planejamento ou agendamento puxado, o trabalho é liberado com base na demanda subsequente para criar fluxos de trabalho confiáveis. Como o trabalho é realizado sequencialmente e a conclusão de uma tarefa libera o trabalho para a próxima, é necessário começar de um marco específico ou data de conclusão alvo e trabalhar retroativamente para agendar o trabalho quando pode ser realizado.
No Lean Construction, o planejamento puxado é feito pelos que realizam o trabalho, geralmente os subcontratados, por meio da comunicação e colaboração entre eles para ditar o cronograma de tarefas. Isso ocorre porque são os mais adequados para determinar sua capacidade de realizar uma determinada tarefa. Eles podem trabalhar com o próximo subcontratado ou cliente a jusante para coordenar cronogramas e transições.
Aperfeiçoar os Processos por Meio da Melhoria Contínua
Fazer melhorias contínuas para eliminar ainda mais o desperdício e adicionar valor é fundamental para aperfeiçoar os processos de Lean Construction. Ajustes devem ser feitos não apenas ao longo do projeto individual para identificar e reduzir o desperdício, mas levar o aprendizado de projeto a projeto permitirá inovações contínuas na adição de valor e eliminação de desperdício.
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