A Almox está sempre atenta às diferentes tendências do mercado da Construção Civil. Trabalhar com inovação é tentar compreender as rotinas e os problemas enfrentados por nossos clientes e potenciais clientes. Nosso compromisso com a inovação nos permite entender as complexidades enfrentadas por nossos clientes, buscando soluções eficientes alinhadas com suas necessidades de mercado.
É natural que inovações precedam um problema, uma dor, uma necessidade de crescimento ou um desafio imposto pelo mercado. Sejam inovações em metodologia de gestão, adoção de novas tecnologias, novos produtos ou novos modelos de negócio.
Em dezembro de 2023, mais de 100 membros da Rede Construção Digital, Industrializada e Sustentável (RCDI+S), empresas líderes de seus segmentos, como Cyrela, Tegra, Afonso França e Bild & Vitta, reuniram-se para a 3ª Roda de Benchmarking, momento em que debateram os desafios cruciais na área de suprimentos.
Nesse encontro, foram discutidos temas interessantíssimos e de extrema relevância para a Almox, nossos clientes e parceiros. Foram abordados os desafios da área de suprimentos e maneiras de superá-los.
Industrialização da Construção Civil como vetor de produtividade:
Para otimizar custos, a Tegra foca em contratações estratégicas, priorizando as 25 categorias que representam até 80% dos gastos em suas obras (Curva A). A empresa ajustou seus cronogramas para possibilitar negociações com seis meses de antecedência, garantindo compras mais eficientes e planejadas.
Diante da escassez de mão de obra, a Tegra aumenta a industrialização em seus canteiros, adotando soluções como kits elétricos, fachadas pré-moldadas e steel frame.
A Afonso França, com 21 obras em andamento, enfrenta desafios específicos devido à diversidade de contratos e prazos enxutos. A superintendente de suprimentos, Fernanda Marforio, destaca a importância de parcerias sólidas com fornecedores e o monitoramento contínuo do desempenho da equipe.
Eduardo Torciano, head de Suprimentos da Bild, com 76 obras em andamento, destaca a incorporação de análise de dados e inteligência de mercado na área de suprimentos. A estratégia visa antecipar cenários, tornando a empresa menos vulnerável em um ambiente volátil. A Bild monitora de perto a variação de preços no varejo para embasar suas negociações de compra.
Resultado do encontro e suas diretrizes:
Como resultado do encontro, foram geradas uma série de recomendações. Certamente, as recomendações reforçam a demanda do mercado por uma solução como a da Almox e nos fornecem confiança de que estamos no caminho certo para ser uma tecnologia amplamente utilizada por construtoras e incorporadoras.
Cabe aqui elencarmos algumas das diretrizes definidas pelos presentes no encontro que têm tudo a ver com os objetivos da Almox:
- Adotar a retroalimentação dos dados de assistência técnica para suprimentos. É necessário aprender com a indústria questões de inteligência do mercado, tendência de preços no varejo e análise de dados e informações.
- O relacionamento entre a área de suprimentos e os fornecedores é extremamente valioso e gera valor com o mercado.
- Aplicar foco estratégico nas contratações que impactam em 80% dos custos da obra (Curva A).
- Favorecer a integração da cadeia produtiva de projetos e fabricantes na etapa de contratação.
- Implementar o ESG como um conjunto de diretrizes de compra e contratações, respeitando a diversidade de fornecedores.
- Padronizar o processo de suprimentos diante da complexidade do processo de contratações.
- A governança é fundamental, sobretudo em estruturas de suprimentos descentralizadas ou híbridas.
A Almox como meio de realização de diretrizes:
É fácil notar a relevância de uma solução em gestão de materiais como a Almox e o impacto que ela tem diante das diretrizes resultantes do Encontro de Benchmarking. Tanto no aspecto da melhoria e solidificação de processos, melhor capacidade de negociação de insumos da Curva A, implementação de princípios ESG, quanto na capacidade de tomada de decisões assertivas, através dos inúmeros dados da Dashboard da Almox.
Isso e muito mais podem ser atingidos através de um sistema de fácil implementação, experiência de usuário simplificada. Oferecemos em nosso aplicativo:
- Valor em estoque;
- Variação de preço dos materiais;
- Lista sempre atualizada do estoque;
- Valores dos materiais utilizados na obra e seu local de aplicação;
- Gráfico do tempo em função dos valores dos materiais;
- Aviso de estoque mínimo;
- Tempo de ociosidade do material;
- Entre outras funcionalidades das mais de 50 funcionalidades e informações relevantes em Business Intelligence.
Caso tenha interesse em saber mais sobre a solução da Almox e as funcionalidades que podem elevar a sua gestão de materiais a um nível de excelência, convidamos você a visitar o nosso blog, nossos vídeos de cases de sucesso com clientes e entrar em contato para agendar uma reunião com nossos especialistas e adquirir a solução da Almox para o seu empreendimento também!